ENTREVISTA

Notas

Fotografia Mapuche

Foto: Gustavo Milet

Mais do que uma representação etnográfica ou um registro documental, a fotografia Mapuche revela o início da construção de uma estética cultural protagonizada por alguns fotógrafos do século XIX e começo do XX. Para entender mais sobre o assunto e divulgar a importância deste imaginário iconográfico, a Pontificia Universidad Católica de Chile desenvolveu um site que reúne alguns resultados das pesquisas em torno do tema “La fotografía Mapuche como configurador de la identidad étnica”.

Os mapuches são um povo indígena da região centro-sul do Chile e sudoeste da Argentina. Após anos de resistência ao domínio espanhol, conseguiram autonomia territorial reconhecida pela coroa deste país. Décadas depois, foram invadidos pelos estados chileno e argentino que estabeleceram uma série de “reduções” (Chile) e “reservas” (Argentina) onde muitos foram confinados. As populações mapuches do século XXI são geralmente urbanas, mas mantém vínculos com suas comunidades de origem e subsistem em suas reivindicações por território e reconhecimento de suas especificidades culturais.

Além de uma galeria com imagens compiladas de arquivos nacionais e internacionais, o site  apresenta os três fotógrafos “fundadores” da estética mapuche: Christian Valck (DE), Gustavo Milet (CL) e Obder Heffer (CA). Também é possível percorrer as técnicas fotográficas empregadas naquela época, os tipos de equipamento usados e os recursos dramáticos, as poses e montagens empregados na construção desse imaginário. Vale o passeio!

Foto: Obder Heffer

Foto: Christian Valck

Uma Resposta to “Fotografia Mapuche”

  1. Rodrigo Coimbra

    Lindo post. Lindas fotos. Vim, li e aprendi. saio daqui transformado e feliz. parabéns pelo trabalho.