ENTREVISTA

blog

Historias Digitales Del Uruguay

Página de histórias digitais no site do projeto

Alguns projetos e iniciativas culturais nos enchem os olhos e tenho visto muitos deles espalhados pelo território latino-americano, como os aqui já apresentados Fotokids e PH15. Sempre me acompanha, nessas novas descobertas, o desejo de vê-los se multiplicando mundo afora, ganhando cada vez mais seguidores. Mas também trago nesse balaio sempre a mesma pergunta: porque a gente não tem isso aqui? Ou, se temos, porque não recebem o mesmo destaque que uma exposição X de fulano na galeria Y de beltrano?

Enfim, hoje eu ganhei o dia com o Historias Digitales Del Uruguay. O projeto foi criado por um grupo de pesquisadores da Universidad Católica Del Uruguay e, entre tantos outros pilares, busca proporcionar a alfabetização digital e a criação/transmissão de histórias pessoais.

A ideia é a elaboração de um pequeno clip audiovisual baseado em fotografias e uma narração em off da história de vida das pessoas. Um conceito simples que ganha peso imensurável quando se pensa na amplitude deste arquivo digital e nesta “nova” maneira de repassar narrativas de geração em geração.

No site é possível assistir a diversos clips, obter mais informações sobre a iniciativa e encontrar todo o material (tutorial e software) para criar a sua própria história digital. Abaixo, um vídeo de Diego Vidart falando sobre o nascimento desta ideia fantástica!